Cuidando dos filhos na fé.

I Coríntios 4:14ao17.
Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.
         Amados irmãos em Cristo, continuando a serie fazer discípulos hoje falaremos  sobre o cuidado que devemos ter em criar filhos espirituais na fé.
         Esta expressão filhos na fé é muito forte e muito usada por Paulo, pois mostra a responsabilidade com as almas e vidas na terra. Veja que esta expressão também foi usada por outros apóstolos que entendia sobre a importância de fazer discípulos, I João 2:1,18.MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
         Note que para se criar um filho é necessário ser adulto, maduro e experiente. Uma criança não pode criar outra criança, isto significa que somente alguém com uma capacidade de entendimento e de responsabilidade podem assumir a criação de um filho. I Coríntios 13:11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
        A criança se quer pode assumir sua herança imagine criar outra criança, Gálatas 4:1. DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
        Partindo deste principio básico de que é preciso ser adulto para se ter filhos, veremos a partir de agora as três fazes da vida de um adulto:
1 – A sua gestação; toda gestação leva um tempo, com o ser humano é 9 meses com cada animal existe um tempo e com a vida espiritual também é assim. Veja que neste período a criança depende 100% da mãe, principalmente na sua alimentação através do cordão umbilical. É neste período que a mãe sente muitas dores abdominais, e isto se agrava quanto mais próximo do nascimento. Gálatas 4:19. Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; Trazendo para a vida espiritual, esta fase começa antes mesmo de falarmos diretamente sobre o amor de Cristo, mas vivemos este amor dia a dia com demonstrações claras e verdadeiras dele. É a fase em que ganhamos a admiração, a confiança e a atenção das pessoas a quem ganharemos para o Senhor Jesus. É nesta fase que apresentaremos Cristo não com palavras, mas com atitudes verdadeiras de um cristão maduro e autentico isto vai gerar dores em nós por ter de vivermos mortificando as obras da carne principalmente diante dessas pessoas a quem ganharemos para Cristo. E ao final desta fase estas dores aumentam, pois começamos muito sutilmente a dar as primeiras palavras a respeito de Jesus e da bíblia.       
2 – O seu nascimento; esta fase é aquela em que vem a luz um filho ou uma filha, isto é, é nesta fase que todos passam a ter o conhecimento de que aquela criança é filho daquela pessoa (certidão de nascimento), isto porque houve um nascimento. Trazendo para a vida espiritual esta fase é quando a pessoa já ouviu e já viu a respeito de Cristo e se entregou mesmo com muitas duvidas medos e sem entender muito, porem começa a tornar publico o seu nascimento em Cristo e o seu pai na fé João 3:3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 
 Nesta fase o cordão umbilical já não existe, mas a mãe deve começar a amamentar esta criança com seu próprio leite.
3 – A sua criação; esta fase se divide em duas:
3-1 A criação básica; ela vai do leite até aos primeiros alimentos sólidos. Ela vai do colo até a capacidade de andar com seus próprios pés. É neste período que começa a formar Cristo na pessoa, é neste período que se forma personalidade do cristão, é neste período que se faz a base estrutural para uma vida espiritual madura, é onde começa o preparo para esta criança um dia ser adulto e maduro espiritualmente. I Coríntios 3:2. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3-2 A criação avançada; ela vai dos primeiros alimentos sólidos até a estatura de varão perfeito, ela vai dos primeiros passos até a firmeza total dos pés e das pernas. Efésios 4:13,14.Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
         Veja que todo este processo vai exigir de quem quer ganhar almas e fazer discípulos para Cristo tempo, dedicação e muito amor e muita sabedoria de Deus na sua vida. De modo que é necessário saber exatamente quando estamos gerando a pessoa, quando ela já nasceu para Cristo e quando devemos criá-la com leite ou com alimentos sólidos. Veja o que Paulo diz para os irmãos hebreus. Hebreus 5:12ao14.Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
        Discipular alguém para Cristo ou criar filhos na fé é poder um dia apresentar esta pessoa perfeita em Cristo, Colossenses 1:28,29.  A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
www.gracagenuina.com.br