Raízes com Deus através do compromisso.

Rute 1:11,14ao18.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?  Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.

        Amados irmãos já aprendemos sobre a importância das raízes com Deus, vimos à semana passada que uma das raízes poderosa para se ter firmeza em Deus é a confiança em sua palavra. Hoje o Senhor quer falar sobre compromisso.
       Quando falamos de compromisso falamos de seriedade, de firmeza, de responsabilidade, de aliança enfim falamos de Deus, pois Deus é de compromisso.
       Não tem como criarmos raízes com Deus se não for pelo compromisso, pela responsabilidade de vivermos com seriedade a nossa vida diária.
       Mas a pergunta é: compromisso com que e com quem? Sim, porque nós não vemos Deus com olhos carnais, então como ter compromisso com quem não vemos a olho nu.
      O verdadeiro cristianismo é constituído de compromisso muito forte, e quando as pessoas não estabelecem uma vida de compromisso, logo não existe nenhuma raiz com Deus.
      Pense comigo: os dois mandamentos que Jesus deixou como resumo de tudo é: Mateus 22:37ao40. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Note que Jesus deixou claro sobre a responsabilidade que temos com a vida espiritual (amor total a Deus), e com a vida terrena (amar ao próximo), isto significa que o nosso compromisso deve ser tanto com Deus (vida espiritual) quanto com os homens na terra.
     Mas ai surge uma pergunta: como terei compromisso com Deus e com os homens? Sim, porque a própria palavra deixa claro que não podemos ter compromisso com o mundo I João 2:15; Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  Tiago 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
     Na verdade este amor ao próximo deve nos tornar pessoas comprometidas com a obra de Deus na terra, com os interesses de Deus na terra, isto deve ser um compromisso tão forte ao ponto de criarmos raízes tão profundas com Deus neste sentido que a obra do Senhor se torna parte integrante da nossa vida.
     Para mim este texto de Rute mostra o quanto deve ser forte o nosso compromisso como igreja, como eleitos e como parte da noiva de Cristo, veja os versículo 16,17. "...porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti..." Veja o paralelo com o que Jesus disse aos discípulos: Mateus 19:27,29. "Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna."
      Para Deus uma pessoa só tem raízes com ele se for capaz de deixar tudo para viver e cumprir os interesses dele na terra. Mateus 16:24ao26. "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
      A igreja foi instituída por Deus na terra para ser um manancial de compromissos, alianças e raízes uns para com os outros e todos para com Deus, a congregação foi instituída por Deus para reunir as ovelhas do Senhor na terra, e por isso nesta reunião Deus fala, e deve ser estabelecida com compromisso sério e verdadeiro. I Coríntios 12:27,26.  "De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular."
     Veja alguns compromissos que devemos ter com a igreja e a congregação dia a dia:
1 – compromisso em não faltar às reuniões, Hebreus 10:25. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
2 – compromisso de evangelizar as almas, Mateus 28:19,20. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
3 - compromisso com a oração congregacional, Atos 12:5. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
4 – compromisso financeiro com a evangelização e manutenção da obra de Deus. II Corintios 9:6ao8.E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
      Eu termino mostrando o tipo de compromisso modelo que devemos buscar para nossa vida e igreja. Atos 2:42ao47. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
      E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
      E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
      E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
      E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
      Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."
           www.gracagenuina.com.br