terça-feira, 10 de abril de 2012

Edificando a vida em graça.


A superioridade da fé.


Romanos 4:1-16 QUE diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
2 - Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.


Quando Paulo diz que Abraão alcançou significa que ele alcançou o cumprimento das promessas de Deus em sua vida, e o engraçado é que  ele pergunta se Abraão alcançou o cumprimento da promessa segundo a carne e logo no versículo abaixo ele faz um paralelo com as obras, isto porque as obras da lei tem muito com a carne, veja que Paulo começa neste capitulo a apresentar uma tese de que Abraão foi justificado por Deus através da fé, isto porque os judeus e os religiosos dos nossos dias usa Abraão como exemplo de obras da lei.
3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Veja a superioridade da fé na vida do crente, Paulo diz que a justiça de Deus ou a justificação na vida de Abraão se manifestou pela fé.Gênesis 15:6 E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.
4 - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.

Isto é aquele que vive por obras da lei(rituais e cerimoniais) não poderão desfrutar do que a graça dispõe, mas vive debaixo da maldição.

Gálatas 3:10-12 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 - E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. 12 - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
5 - Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Veja que quando não pratico as obras da lei, mas creio em Jesus que me justificou na cruz, então a justiça de Deus é imputada dentro de mim, me proporcionando todos os benefícios da graça de Deus.

Gálatas 3:6-9 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 - Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. 8 - Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. 9 - De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
6 - Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
7 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos.
Veja que o rei Davi declara como é maravilhoso receber gratuitamente a justificação de nossos pecados, ele diz isto por ter recebido o perdão e a justificação de seu pecado sem obras (sacrifício) da lei. 8 - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

Somos bem aventurados por Deus ter nos justificado 100% por seu sacrifício na cruz. Hebreus 10:10-18  Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 12 - Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 14 - Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. 17 - E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. 18 - Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
9 - Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão (Lei-judeu)  somente, ou também sobre a incircuncisão (Graça-gentios)?

Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
Não importa se judeu ou se gentio, se recebe o Don da fé, logo a justiça de Deus é imputada em sua vida.
10 - Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.

Abraão recebeu a fé antes de ser circuncidado, e, portanto a justiça manifestou em sua vida antes do sinal na carne.
11 - E recebeu o sinal da circuncisão (no espírito) , selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão (na carne) , para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão (na carne) ; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
Abraão recebeu o selo da fé em seu espírito antes de receber a marca na carne, e desta forma é também hoje, a salvação na vida dos eleitos se manifesta antes de qualquer obra da lei. 12 - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.

Deus fez Abraão ser pai tanto dos que são da fé quanto dos que são da lei, porem Paulo deixa claro que a fé se manifestou na vida de Abraão antes da marca na carne.13 - Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.

Veja que Abraão recebeu a promessa de ser herdeiro e ter uma posteridade também herdeira antes da marca na carne. Gênesis 12:1-3 ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 17:10-13 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado. 11 - E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. 12 - O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. 13 - Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
14 - Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.

Logo se a herança de Deus e a justificação for pela lei (rituais e cerimônias) então a fé é inútil e a promessa que foi feita antes da marca da carne é anulada.
15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

A lei produz condenação e morte, e a lei apenas dá ciência ao pecado, logo onde não há Lei (rituais e cerimoniais, não há condenação e transgressão).II Coríntios 3:7-9 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, 9 - Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,

Ninguém pode afirmar que vive em graça se não viver por fé naquilo que Cristo fez na cruz, do contrario a graça já não é graça, a graça de Deus é anulada em nossa vida.Romanos 11:6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Gálatas 2:2 Não anulo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

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