domingo, 4 de março de 2012

Edificando a vida em graça.

Romanos 1:8 Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Após Paulo fazer uma introdução de sua carta, agora ele começa por agradecer a Deus pelos os irmãos em Roma, Paulo demonstra a sua admiração e sua gratidão, mas também mostra aos irmãos a importância da sua fé, o Apostolo já tinha passado por muitos lugares e por onde ele passava todos comentavam da fé dos irmãos em Roma; nos dias de Paulo a fé era mais importante do que o numero de pessoas a freqüentar as reuniões e mais importante que construções de “templos” e “catedrais”. Hoje muitos não dão importância à fé, e sim as aparências as vistas. Toda pessoa que deseja construir sua vida em graça deve procurar viver por fé e não por vistas
  II Coríntios 5:7 (Porque andamos por fé, e não por vista).
Romanos 1:9 - Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Paulo mostra como ele servia a Deus e como eles e nós devemos servir a Deus, “em meu espírito”, esta expressão não foi dita por acaso, Paulo com certeza alem de conhecer o que Jesus disse mas também entendeu com profundidade como devemos adorar e servir a Deus nesta nova aliança, servir a Deus no espírito é não necessitar de nada que é visível e palpável, e sim é servir a Deus com seus pensamentos e sentimentos com todo o seu ser. Veja o que Jesus fala:
 João 4:23-24 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Quando sirvo a Deus em meu espírito então sou vivificado e transformado de glória em glória, porque tudo o que é palpável é carne e para nada serve.
João 6:63 - O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
Outro fator importante é que o apostolo também era um divulgador da fé dos irmãos em Roma, ele deixa claro que apesar de não conhecê-los pessoalmente estava unido a eles na mesma fé. Toda pessoa que edifica a vida em graça é um divulgador e admirador de outros que também edificam suas vidas em graça, mesmo não conhecendo pessoalmente. Hoje muitos se intitulam serem os únicos a viverem por fé e graça, não querendo assim divulgar a fé de outros que apesar de não estarem debaixo de uma mesma denominação estão em graça.
Romanos 1:10 - Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
Paulo demonstra o seu interesse em estar junto com aqueles irmãos e para isto ele orava, sabendo que seria preciso Deus conceder aquela oportunidade. Aqui o apostolo destaca a importância da comunhão entre os de mesma fé. Nós precisamos dar valor a tudo o que se propõem fazer como igreja, não troque a comunhão de seus irmãos pelos prazeres deste mundo, se desejas ter uma vida edificada em graça precisa valorizar a comunhão dos irmãos.
Hebreus 10:25  Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Romanos 1:11 - Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
O objetivo de Paulo ao encontrar com os irmãos de Roma era para compartilhar daquilo que Deus havia lhe dado a fim de confortar os irmãos. Veja que Paulo não queria encontra os irmãos de Roma para discutir, contradizer, amedrontar, nem persuadir, mas ele diz CONFORTAR, esta deve ser a marca de quem vive verdadeiramente em graça.
I Coríntios 14:26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Façam-se tudo para edificação. 
Romanos 1:12 - Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Mais uma vez o apostolo deixa claro que apesar de não conhecê-los pessoalmente, mas estavam unidos pela fé, como isto é importante na vida dos que vivem por fé e em graça. Paulo diz que desejava ser consolado e consolar ao mesmo tempo pela fé. Hoje não pode ser diferente para os que edificam suas vidas em graça, é preciso exercitar este espírito de consolo mutuo.  
Romanos 1:13 - Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios.
Paulo entendia que o seu ministério era guiado por Deus de modo que ainda que ele planejasse, todavia era o Senhor que decidia aqui ele fala de fruto como entre os demais gentios, este fruto é resultado de uma revelação em graça que após recebê-la, começam a produzir.
 Romanos 7:4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Romanos 1:14 - Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
Paulo deixa claro que a revelação da graça de Deus é desconhecida de todos por isso ele diz que é devedor em anunciar o mistério que esteve oculto por séculos.
Colossenses 1:26 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
Romanos 1:15 - E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
Paulo diz que estava pronto para anunciar a graça de Deus, veja que é preciso ter um preparo espiritual, emocional e psicológico para anunciar a graça de Deus. Foi por isso que Paulo ao escrever para seu filho na fé Timóteo ele recomenda que sejas um obreiro bem preparado e que maneja bem a palavra da verdade.
II Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Romanos 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Aqui Paulo chama o evangelho da graça de Deus de evangelho de Cristo, que é a mesma coisa que o evangelho de Deus e o meu evangelho:
Romanos 1:1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Romanos 16:25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
Também ele deixa claro que este evangelho da graça de Deus é que possui poder para salvar, e que, portanto fora da graça de Deus não há salvação verdadeiramente.
II Coríntios 3:7-9 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8 - Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
9 - Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
E ele também mostra que esta salvação se manifesta pela fé, não importa se são judeus ou gregos, não importa a tradição religiosa, mas importa crer, e esta fé é dom de Deus para os eleitos. Logo somente entende e recebem a salvação por graça os escolhidos do Senhor.
Tito 1:1 PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Romanos 1:17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Paulo mostra que a justiça de Deus produzida na cruz do calvário é descoberta e manifestada apenas pela fé, e que a única forma de vida para os que vivem em graça deve ser pela fé somente. A fé é a certeza de que Cristo concluiu a obra redentora na cruz, e por isso todos os que estão em Cristo não há nenhuma condenação mais, e que agora somos mais que vencedores por aquilo que Cristo realizou na cruz.
Romanos 8:1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário