terça-feira, 20 de março de 2012

Edificando a vida em graça.


O juízo e a justiça pertencem somente a Deus.

Romanos 2:1-16  PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

O fato de julgarmos as pessoas faz com que tomemos o lugar de Deus e ninguém pode assumir nenhuma função de Deus, hoje aprenderemos que não fomos colocados nesta terra para julgar quem que quer seja, e que por mais que a pessoa seja errada, não podemos julgar.

2 - E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.

Somente Deus é capaz de julgar com verdade e justiça, isto porque Deus é onisciente e o seu julgamento é baseado em seu amor eterno. Enquanto que nós nunca seriamos capazes de julgar corretamente porque possuímos uma natureza carnal, e tendenciosa ao erro.

3 - E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?

Quando julgamos não nos isentamos do juízo de Deus, mas ao contrario somos marcados para sermos julgados também.

4 - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Quando julgamos deixamos de considerar o eterno amor de Deus e a sua bondade e paciência, cada vez que alguém promove julgamento alheio é como se disséssemos que a misericórdia de Deus chegou ao fim.

5 - Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;

Se o meu coração endurecer concernente a este assunto então a ira de Deus e o seu juízo virá também sobre a minha vida, por isso amados apenas ame e perdoe e nunca julgue ninguém, deixe para que Deus faça o seu juízo.

6 - O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:

O juízo de Deus trará recompensa mediante a tudo quanto fazemos nesta terra, esta obras são frutos do Espírito Santo, bondade e a pratica do bem, lembrando que estas obras nada tem haver com as obras da lei, mas são obras preparadas por Deus. Efésios 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

7 - A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;

Veja que fomos colocados nesta terra por Deus para perseverar em fazer o bem, esta deve ser a marca de todos que de fato seguem a Cristo e que vivem em graça.

8 - Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;

Veja que Deus trará juízo e ira aos que são desobedientes a verdade.

9 - Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;

O resultado direto para aqueles que praticam o mal é tribulação e angustia, é a forma de Deus exercer seu juízo sobre os habitantes na terra.

10 - Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;

Enquanto que o resultado da pratica do bem é gloria, honra e paz, veja que tanto para quem pratica o mal quanto o que pratica o bem passam pelo juízo de Deus, e nunca haverá um equivoco da parte de Deus, por isso o seu juízo é verdadeiro. Gálatas 6:7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.O julgamento de Deus não é baseado por raça, cor, condição social ou religião (judeu ou grego), Deus julga pela pratica do bem ou do mal.

12 - Porque todos os que sem lei pecaram, (gentios) sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram (Judeus), pela lei serão julgados.

13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

Os que praticam a lei completamente sem tropeçar em nenhum ponto, impossível, pois a lei é santa, mas nós somos carnais.Tiago 2:10- Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Romanos 7:12-14 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

Quando os gentios fazem aquilo que é santo (lei) sem ter lei, isto se tornou uma lei para si mesmo isto só é possível pelo Espírito Santo. Hebreus 10:16 Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos;

15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

Aqui Paulo mostra que a santidade de todo o mandamento de Deus está escrito em nossos corações e que isto nos faz termos uma consciência certa do evangelho em nossas vidas, ainda que alguém nos condene ou nos defenda, o importante é a nossa consciência com Deus. 

16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

Deus exercerá seu juízo sobre todos não segundo a lei mosaica ou segundo a condenação, mas segundo o evangelho de Paulo que é o evangelho da graça.
http://www.gracagenuina.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário