sexta-feira, 13 de julho de 2012

Edificando a vida em Graça.

A Soberania de Deus e a nossa garantia de vitória.

Romanos 8:29-39  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
1-    Deus nos conheceu antes de existirmos nesta terra, isto só é possível se nós tivermos uma pré-existência: Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Jó 38:4-21 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?6 - Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? De certo tu o sabes, porque já então eras nascido, e por ser grande o número dos teus dias! Jó 10:11-12 De pele e carne me vestiste, e de ossos e nervos me teceste. Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito.
2-    Após Deus nos conhecer ele deu um destino certo para este espírito criado antes da fundação do mundo, e que a bíblia chama de predestinação, diz que fomos predestinados na mesma imagem de Jesus que encarnou nesta terra conforme diz João.  João 1:1-14 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
1-    E aos que foram predestinados por Deus são chamados e ouvem a voz do Senhor, pois são conhecidos por Deus desde a eternidade. João 10:4-14 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.  João 10:27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
2-    E aos que ouvem a voz do Senhor seguindo-o, são justificados gratuitamente através da obra da cruz se manifesta em sua vida.  Romanos 3:24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
3-    E aos que foram justificados pelo sangue de Cristo já foram glorificados em bênçãos eternas nas regiões celestiais. Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
31 - Que diremos, pois, a vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Em razão de tudo isto que nos foi feito por Deus o que importa se alguém é contra nós ou que batalha contra nós, a nossa vitória já é realidade.
32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Hoje Deus é o nosso pai e nós somos seus filhos herdeiros de um reino eterno. Romanos 8:17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
A soberania de Deus é tão grandiosa e absoluta que diante de toda esta obra que foi feita por nós se exclui qualquer possibilidade de algum êxodo de acusação contra os escolhidos de Deus, seja quem for não importa é o próprio Deus quem nos justificou.
34 - Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Paulo pergunta quem é que condena? E ele responde que foi o próprio Cristo que morreu e ressuscitou e está sobre a autoridade de Deus e que intercede por nós.
35 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Diante desta soberania de Deus, deste controle absoluto do Senhor sobre as nossas vidas então Paulo pergunta novamente fazendo uma reflexão, quem poderá nos separar do amor de Cristo? E ele enumera alguns itens.
36 - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Paulo mostra que como ovelhas que somos estamos sujeitos todos os dias as aflições e tribulações da vida.
37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Contudo ainda que sofremos todo tipo de aflição nesta terra e ainda que o nosso exterior seja destruído e corrompido, mas o nosso interior se renova. II Coríntios 4:16  Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
38 - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
A segurança de Paulo quanto a sua salvação e a sua comunhão com Deus é tão grande que até soa soberba, mas não é, na verdade é uma demonstração da soberania de Deus nas nossas vidas. João 10:28-29  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário