terça-feira, 2 de abril de 2013

A Verdadeira Bondade.

A Verdadeira Bondade.
Efésios 5:9 Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade.
         Amados irmãos quero começar esta mensagem nesta noite fazendo uma pergunta para te desafiar a pensar e refletir: É possível o ser humano manifestar a verdadeira bondade fora de Cristo? Ainda que se façam muitas coisas boas, ainda que pratiquemos algumas coisas louváveis, porem se não estivermos em Cristo à verdadeira bondade que é o fruto do Espírito Santo de Deus em nós, não se manifestará. Provérbios 20:6 A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará?
         A verdadeira bondade nunca pode se manifestar em uma pessoa que não está em Cristo por pelo menos dois motivos: 1 – por que a verdadeira bondade é fruto do Espírito Santo, 2 – porque a verdadeira bondade somente se manifesta na vida de uma pessoa que dependa de Deus totalmente. Salmos 23:6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
         A verdadeira bondade nasce a partir de um coração transformado e envolvido pelo Espírito Santo, a verdadeira bondade não tem limites, pois é gerada por quem é infinito. A verdadeira bondade é a expressão clara de Deus para com todos, inclusive para quem não o reconhece como Senhor de suas vidas. Mateus 5:45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
         Toda pessoa que já recebeu Cristo em sua vida e tem sofrido a metanóia, a transformação diária, deve ser bondade ambulante, pois é impossível alguém ter Cristo em sua vida, ser transformado pelo Espírito Santo e ainda assim não ter uma vida de bondade nesta terra.  
         A bondade verdadeira carrega algumas características que vou apresentar aqui, veja:
1 – ela não faz acepção de pessoas;
2 – ela não espera retorno;
3 – ela começa no intimo do ser;
4 – ela chega aos pensamentos e explode em ações e atitudes;
5 – ela nunca cessa, é infinita;
         Esta bondade verdadeira deve se manifestar em toda a vida, como:
1 – Na vida profissional (patrão e funcionário), (funcionário e funcionário).
Efésios 6:5-9 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
2 – Na vida familiar (esposo e esposa), (pais e filhos).
Efésios 5:22-33 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
I Pedro 3:7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Efésios 6:1-4 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
3 – na vida social (vizinhança, parentes, amigos e inimigos).
Efésios 4:24-32 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário