domingo, 19 de maio de 2013

A Alegria do Senhor.

A Alegria do Senhor.
Salmos 4:7 - Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
         Amados irmãos hoje falaremos sobre a alegria divina, a alegria que é produzida na vida dos eleitos de Deus, a alegria que é capaz de gerar força, animo, e capacidade de prosseguir na vida mesmo quando não temos nenhum motivo para isso.
         Falar da alegria de Deus que é produzida pelo Espirito Santo, é falar da alegria da salvação, é falar daquilo que expressa à presença do senhor em nós.
         Falar da alegria do Espirito Santo é falar de uma alegria que não se pode medir pelas coisas desta terra, que não é circunstancial e que nunca pode ser afetada por nada que humanamente nos suceda.
         A única forma de alguém perder esta alegria é perder a salvação, como isto não é possível, logo para que esta alegria se manifeste em nossas vidas depende de como nós encaramos a salvação, veja o que Jesus diz: João 10:27-28 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
         Aqui Jesus está falando de salvação eterna que deve ser a única fonte de alegria para nós, então eu pergunto: o que durante a sua vida tem alegrado o seu coração? E em que você busca alegrar seu coração? É obvio que todos nós buscamos se alegrar com muitas coisas, mas todas elas passam e não permanece e nem é capaz de em todos os momentos gerarem em nós a alegria, por exemplo: ha quem busca a alegria nas festas, nas bebidas forte, na realização de suas fantasias carnais, nos amigos, outros ainda buscam a sua alegria nas coisas materiais como: casas, carros, dinheiro. E ha aqueles que ainda buscam alegria no poder, na fama e na gloria deste mundo.
         Porem se você tiver a ousadia de analisar friamente todas as pessoas que buscam alegrias nestas coisas e em coisas assim semelhantes, frustram e se decepcionam, pois em algum momento elas começam se aperceber que tudo isto é muito passageiro.  Vejamos o que o grande sábio Salomão deixou escrito a respeito desta verdade. Eclesiastes 2:1-11 DISSE eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida. Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie. E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
         Veja que em nada disso que Salomão descreve foi capaz de encher a sua vida da verdadeira alegria do Senhor, e muitos até hoje pensam que se ganharem na mega - sena, ou se passarem a ganhar mais dinheiro para ter aquela casa dos sonhos ou aquele carro do ano, então será o homem ou a mulher mais feliz do mundo, eu pergunto: será?
         Muitos se enchem da alegria deste mundo e não consegue força para viver, isto porque a força para viver somente se encontra na alegria do Senhor. Neemias 8:10 - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
         Eu quero agora nestes minutos finais chamar a sua atenção para o fato de como nós devemos manifestar nesta terra a alegria do Senhor:
1 – Não podemos confundir alegria do Senhor com sorriso puramente nos lábios, a alegria do Senhor procede do intimo do nosso coração e até pode ser expressa em um sorriso, porem nem todos os sorriso nos lábios é uma alegria do Senhor.
2 – A Alegria do Senhor deve gerar em nós atitudes extremamente positiva com relação à vida, ainda que seja diante de tribulação, angustia e problemas. II Coríntios 8:2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
I Tessalonicenses 1:6 E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com alegria do Espírito Santo.
 3 – A Alegria do Senhor deve produzir em nós uma esperança viva, ainda que tudo parecesse ter acabado. Colossenses 1:27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
Romanos 8:18- Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
4 – a Alegria do Senhor deve produzir em nós segurança eterna de vida, ainda que muitas ameaças cheguem até nós. Romanos 8:33-39 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
         www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário