domingo, 19 de maio de 2013

A Liberdade do Domínio Próprio.



A Liberdade do Domínio Próprio.
João 8:32-36 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Amados irmãos falar de domínio próprio é falar de autocontrole, é falar de ser capaz de controlar o corpo com seus membros, é capaz de controlar as emoções e as reações diante das circunstancias.
         Toda pessoa que possui autocontrole ou domínio próprio é uma pessoa completamente liberta por Cristo, é uma pessoa que possui as rédeas de sua vida em suas mãos. É uma pessoa capaz de se conduzir e conduzir outros.
         Veja que isto só é possível se for pelo Espírito Santo, sendo assim o domínio próprio é um fruto do Espírito Santo.
         Ser uma pessoa autocontrolada é não ser dominada pelo pecado. Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.     
         Toda pessoa que possui domínio próprio tende a ponderar suas decisões e atitudes, pois possui sobriedade para tomadas decisões. Humanamente falando esta capacidade não existe, mas divinamente falando toda a pessoa que é guiada pelo Espírito Santo deve se autocontrolar em todas as áreas de sua vida.   Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
         Vejamos então como este domínio próprio deve se manifestar em nossas vidas:
1 – devemos ter domínio próprio no falar: Tiago 1:26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. I Pedro 3:10 Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Provérbios 18:21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Tiago 3:5-13 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de uma mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
2 – devemos ter domínio próprio na hora da tentação: Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
3 – devemos ter domínio próprio na hora da injuria: I Pedro 2:23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;
I Coríntios 4:12 E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos;
         Exemplo de alguém que foi extremamente autocontrolado: Gênesis 39:7-12 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário