terça-feira, 1 de maio de 2012

Edificando a Vida em Graça.


O Resultado Emocional e Espiritual da justificação.



Romanos 5:1-11 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

O entendimento da justificação pela fé gera um espírito cheio de paz com Deus, logo quem acredita que em Cristo fomos justificados e perdoados passa a viver livres de condenação e prisões na mente e no coração, por isso a graça de Deus é a única palavra que gera vida. Vejamos o que diz:
João 5:24  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Veja que a maneira de entrar na graça ou viver na graça ou edificar a vida em graça é pela fé, note o quanto o Apostolo Paulo fala neste livro de romanos a respeito da justificação, da fé e da graça, tudo isto são os alicerces da vida cristã. Veja:
Gálatas 3:23-25 Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. 24 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. 25 - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

Após compreender que fomos justificados pela fé e passamos a ter paz com Deus, então as tribulações da vida deixam de ser algo negativo para ser parte de um processo da nossa jornada. Enquanto alguém não entende verdadeiramente a maneira correta de se viver em graça as tribulações da vida é algo negativo, o diabo é quem está causando isto, por isso muitos recorrem aos rituais e as cerimônias religiosas, afim de sanar com suas tribulações. Mas quem vive em graça e tem sua vida edificada em graça sabe que as tribulações faz parte de sua jornada com Deus. Veja o que diz mais:João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
I Pedro 1:6-7 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

Ao suportar as tribulações da vida adquirimos a paciência, e quando somos paciente passamos a ver a manifestação de Deus em nossas vidas que nos faz experientes na fé. Veja só o que diz:
Tiago 5:10-11 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
Jó 42:2,5,10  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 5 - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. 10 - E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Quando desenvolvemos uma experiência com Deus passamos a ter uma esperança maior que não nos deixa confuso do tipo: se eu sou de Deus, se Deus me salvou e me ama porque estou passando por esta ou por aquela tribulação? Porque Deus tem me permitido passar por esta situação?
Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

6 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos pecadores.

Novamente Paulo começa a mostrar o maravilhoso amor de Deus e a maravilhosa salvação produzida 100% por Cristo. Esta salvação sempre é o assunto principal de Paulo. Aqui agora ele começa a mostrar que Jesus morreu por pecadores e fracos, veja o que ele diz em outro momento:
Efésios 2:1-5 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,4 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

7 - Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.

Continuando Paulo diz que talvez alguém ousaria morrer por um justo ou por alguém bom, mas quem morreria por alguém mal e injusto? 

8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

O amor de Deus é um amor incondicional, isto é, o amor de Deus não esperou ou não espera reciprocidade para amar, Deus nos amou e nos ama mesmo quando nós não o amamos.
I João 4:10  Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Mais uma vez Paulo mostra como fomos justificados, pelo o sangue de Cristo, e por causa disto outra salvação é garantida, a salvação da ira de Deus que é a grande tribulação que este mundo passará:
Mateus 24:21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

Agora pela primeira vez nesta carta aos romanos, Paulo fala de reconciliação com Deus, veja que depois de cinco capitulo de explicação profundo sobre a fé que nos justifica, sobre a importância de não viver por obras e sim por fé e que fomos gratuitamente justificado por Deus através do seu sangue na cruz, agora ele começa a falar de algo simplesmente inusitado até então. A reconciliação só é feita com alguém que outrora estavam de bem e que por algum motivo deixaram de estarem juntas e de bem. Aqui já começa o ponta pé inicial para o ensino da eleição e predestinação dos filhos de Deus. Veja o que Paulo diz sobre a reconciliação em outros momentos:
II Coríntios 5:18-19  E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Paulo termina esta parte mostrando que devemos nos gloriar em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo pela nossa reconciliação com ele, isto é, por termos sido aproximado a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário