segunda-feira, 28 de maio de 2012

Edificando a Vida em Graça.


Mortos para o pecado vivos para Cristo.

Romanos 6:1-14 QUE diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
Paulo faz aqui uma reflexão depois de explicar que fomos feitos pecadores por Adão e que depois fomos feitos justos por Jesus, será que para vivermos debaixo da graça de Deus devemos permanecer no pecado?
Esta é a pergunta que muitas pessoas tem feito, bom se é desta forma que somos salvos por graça e não por obras então vou pecar a vontade!
2 - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Então Paulo responde dizendo que de modo algum, é impossível alguém que primeiramente foi eleito por Deus, justificado por Jesus na cruz, que ouviu a voz do Senhor chama-lo e se arrependeu de coração de seus pecados, agora como nova criatura permanecerem no erro e no pecado.
A ideia de nova criatura deixa claro de que primeiramente foi preciso morrer para então se tornar uma nova criatura.
I João 3:9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
Veja agora como Paulo apresenta o batismo que gerou em nós a transformação em nova criatura, na verdade quando Jesus morreu nós também morremos, e quando ele ressuscitou nós também ressuscitamos.
 Lucas 12:50 - Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Veja que o efeito do batismo que Jesus realizou na sua morte deve causar em nós uma vida nova e livres da escravidão do pecado, por isso que Paulo deixa claro que ele não havia sido chamado para batizar ninguém em águas, pois o batismo nas águas torna em vão o batismo na morte de Cristo.
I Coríntios 1:17- Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
E por isso que Jesus a ninguém batizou em águas, por que ele os batizaria com sua morte.
João 4:1-2 E QUANDO o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João 2 - (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
5 - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
A obra de redenção de purificação e de justificação está totalmente relacionada à obra da cruz, se Cristo morreu, nós também morremos e se ele ressuscitou, nós também ressuscitamos, este é o grande mistério revelado.
6 - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Por obra do Espírito Santo quando alguém eleito por Deus antes da fundação do mundo ouvi a voz do Senhor Jesus, se arrepende de seus pecados e muda totalmente a direção de sua vida, passando a viver outro tipo de vida completamente diferente. 
João 10:27- As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
7 - Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Aquele que recebeu do Espírito Santo esta transformação e que em sua vida manifestou a obra da cruz, então esta pessoa está morto para o pecado logo está completamente justificado e purificado do seu pecado. Por isso que a salvação é por graça e não por obras.
Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
8 - Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Uma vez a obra da cruz manifestada em nossas vidas, devemos nutrir nosso interior de uma certeza de vida eterna, de salvação eterna com Deus, por isso salvo uma vez salvo para sempre.
João 10:28  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Paulo deixa claro que quando Cristo ressuscitou ele venceu a morte que é o resultado do pecado, Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. E uma vez ressuscitado nunca mais morrerá e com isso o pecado nunca mais terá domínio sobre todos que verdadeiramente estiverem em Cristo. Por isso que já não morremos, mas passamos da morte para vida.  João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Quando assumimos a obra de Cristo na cruz e morremos para o pecado, já não vivemos para nós mesmos e sim Cristo vive em mim.
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Paulo diz considerai-vos, isto significa que a garantia de vida livre do pecado é a ressurreição de Jesus, é a obra de Cristo na cruz que foi consumado.
12 - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Agora somos chamados para não permitir que o nosso corpo mortal que é a nossa natureza terrena que não vai herdar o reino de Deus, a reinar em pecado, se Paulo diz que o pecado não reine em nosso corpo mortal é porque é possível reinar e isto é preciso fazer morrer dia a dia esta natureza pelo Espírito Santo.
Colossenses 3:1-5 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 - Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 - Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. 5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Os nossos membros de nosso corpo deve ser apresentado em santificação a Deus e não na impureza, pois já morremos para o pecado se é que a obra de Cristo na cruz se manifestou de fato em minha vida. 
I Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
O pecado não pode ter domínio sobre aqueles que estão debaixo da graça, pois na graça o pecado não tem força como na lei. E somos tratados em nosso interior.

www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário