terça-feira, 5 de junho de 2012

Edificando a Vida em Graça.

Libertados do pecado servos da justiça.

Romanos 6:15 - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
A nossa vida terá um resultado dependendo de quem nós estamos servindo, se o pecado o resultado é a morte, se a justiça o resultado é a vida. Deus já na velha aliança mostrava o resultado na vida de quem obedecia seus mandamentos.
Deuteronômio 5:29 - Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.
17 - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
Paulo chama a atenção dos irmão de Roma a respeito de que outrora eles obedeciam o pecado e portanto eram escravos e servos do pecado e que agora eles consegue obedecer a doutrina de todo o seu coração. Isto só é possível porque o Espírito Santo de Deus veio habitar sobre os eleitos de do Senhor.
18 - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Veja que Paulo deixa claro que só podemos ser servos da justiça porque fomos libertos do pecado, isto é, Cristo nos libertou através da obra na cruz de todo o pecado. Fomos libertos pelo o sangue de Jesus:
I Pedro 1:18-19 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,19 - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
19 - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
Paulo destaca a fraqueza da carne confirmando assim o que Jesus disse:
Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Após destacar a fraqueza da carne ele mostra a importância de apresentar os nossos membros para servirem a justiça para a santificação.
I Corintios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
Não tem como coadunar a pratica do pecado com a justiça, enquanto se serve o pecado não se pode estar debaixo da justiça. Isto porque não podemos agradar dois senhores, e nem ser amigos de dois senhores.
Mateus 6:24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Tiago 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
21 - E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
O fruto é aquilo que se produz pela presença do Espírito Santo de Deus na vida dos eleitos, mas enquanto alguém está servindo ao pecado não é possível manifestar frutos da justiça, por isso que Jesus falou que pelos frutos conhecereis a arvores:
Mateus 12:33- Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
A obra de libertação do pecado nos torna servos de Deus e nos faz manifestar frutos de santidade e viver eternamente com Deus. Veja que Jesus veio exatamente para isto, nos libertar do pecado.
Gálatas 5:1- ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Sempre o resultado final do pecado é a morte e a destruição, isto porque na pratica do pecado se faz afronta e provocação a Deus, mas quando constantemente nos mantemos arrependidos e buscando se encher do Espírito Santo, então o pecado não terá domínio, pois a libertação que Cristo produziu na cruz se manifesta diariamente em nossas vidas.
Efésios 5:18- E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário