sexta-feira, 29 de junho de 2012

Edificando a Vida em Graça.

A vida através do Espírito Santo de Deus.

Romanos 8:1-17  PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Novamente Paulo usa a expressão “agora” significa depois da cruz após a ressurreição de Cristo ele diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus para aqueles que andam em Espírito, para aqueles que andam por fé.
2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Veja que glorioso a lei que Deus estabeleceu através da cruz em Cristo Jesus que é a nova aliança a graça de Deus nos livrou da lei de condenação e morte, a graça nos livrou da Lei, a nova aliança nos livrou da velha aliança.
3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
A lei não atingiu o objetivo inicialmente esperado, a santificação que deveria ser gerada pelo rigor e repressão a carne não surtiu efeito, pois a carne não se converte a Deus, mas com a vinda de Cristo em semelhança da carne do pecado condenou o pecado na carne através de seu sacrifício na cruz.
4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Aquela justificação e a santificação que foi proposta pela lei se cumpriram em nós através da obra de redenção na cruz, e isto para os que andam segundo o Espírito, isto é, para os que andam por fé naquilo que a nova aliança feita por Cristo em seu sangue propõe, e não para aqueles que andam segundo a carne que é segundo a lei com suas ordenanças e rituais.
5 – Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
A inclinação de quem anda segundo a velha aliança é para a carne, pois a lei apenas dá ciência do pecado, mas quem anda segundo a nova aliança a sua inclinação é para o Espírito, pois na graça o pecado é justificado100% em Cristo Jesus nosso salvador.
6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
O resultado da inclinação da carne é o mesmo de se viver debaixo do ministério da lei que é a morte.
II Coríntios 3:7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Mas o resultado da inclinação do Espírito é o mesmo de se viver debaixo do ministério da graça que é vida e paz
II Coríntios 3:8-9 Como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
A inclinação da carne e, portanto o estar debaixo da antiga aliança é contra Deus, pois a carne ou a natureza terrena nunca poderá se converter e para nada serve.
 João 6:63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Os que estão na carne ou os que vivem debaixo da antiga aliança não podem agradar a Deus por anular a graça do Senhor em suas vidas, é na verdade é um tipo de desobediência a Deus.
Gálatas 2:21- Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Paulo deixa claro que nós os que seguimos a graça de Deus e andamos no Espírito não estamos mais na carne pela presença do Espírito Santo em nossas vidas. Vejamos o que Paulo diz sobre as nossas duas naturezas:
 I Coríntios 15:47-50 - O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
10 - E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
Isto significa que quem está em Cristo e que possui o Espírito Santo deve mortificar as obras da carne diariamente.
Colossenses 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
11 - E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Paulo deixa claro que por causa da presença do Espírito Santo em nós o nosso corpo mortal será vivificado ou transformado em um corpo imortal e glorioso.
I Corintios 15:52-53 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
12 - De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Nós não somos devedores em andar segundo a carne ou a cumprir a lei.
13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Mas somos devedores ao fato de andarmos no Espírito para mortificar as obras.
14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Somente os que são guiados pelo Espírito Santo de  Deus é que são filhos de Deus, mas somente são guiados por Deus aqueles que vivem por fé e estão seguindo a nova aliança.
Hebreus 10:9 Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
O Espírito que recebemos no novo pacto não é o de escravidão, mas de adoção e de amor que nos dá o direito de chamar o todo poderoso de Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Não é o homem com suas instituições religiosas que afirma que somos filhos de Deus, mas o próprio Espírito Santo é que fala dentro do nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
E passamos a entender que apesar das nossas limitações e fraquezas somos filhos de Deus e logo somos herdeiros de seu reino de um reino inabalável e eterno, e ainda que padecemos neste mundo com as tribulações e aflições mesmo com Jesus em nós, todavia sabemos que com ele seremos glorificados.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário