terça-feira, 8 de maio de 2012

Edificando a Vida em Graça.

           

A Herança de Adão x Herança de Cristo.

Romanos 5:12-21 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Veja como foi processado o pecado no mundo, apenas um homem transferiu o pecado a toda sua descendência sem perguntar para ninguém se queria ser pecadores, nos fizeram pecadores, por isso que o salmista diz que fomos concebido em pecado.Salmos 51:5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.

O pecado sempre esteve no mundo desde Adão, porem antes da lei ser dada a Moises ao povo de Israel, o pecado não tinha caracterizado e tomado forma, por isso que foi preciso Deus entregar a lei a Moises para seu povo de modo que todos tomassem ciência do pecado e morresse para que a graça trouxesse vida e justificação.

Romanos 7:8-11 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. 9 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. 10 - E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 - Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.

14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.Desde quando o pecado entrou no mundo através de Adão a morte reinou ou o pecado reinou até o pacto da lei com Moises, a partir de Cristo termina o pacto da lei e começa uma nova aliança em graça no sangue de Cristo, por isso que o fim da lei é Cristo. Romanos 10:4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
João 5:24  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.


15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

Da mesma forma que muitos foram feitos pecadores por intermédio de um único homem Adão, muitos foram justificados e perdoados e salvos também por um único homem Jesus Cristo.

16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.Uma única ofensa (pecado) veio a condenação a muitos, mas de muitas ofensas que praticaram contra Jesus na cruz é que veio a justificação gratuitamente a todos que recebem o dom da vida eterna. Romanos 6:23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 11:29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.


17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Da mesma forma que nos fizeram pecadores e nos mataram pela ofensa de um único homem, também nos fizeram salvos e nos vivificaram por um só homem Jesus Cristo.
Hoje nós somos reis e sacerdotes do Senhor;
Apocalipse 1:6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Observe que herança ninguém escolhe, seja qual for a herança de divida ou de créditos, a verdade é que ela vem sem que agente escolha. Foi assim também com a herança de Adão, foi passado a todos nós o juízo (morte) por um único homem(Adão) condenação. E que também foi passado a nós por intermédio de um único homem (Jesus) salvação e a justificação, um único ato de justiça, e, portanto qualquer outro ato de justiça que pratiquemos é desnecessário a salvação e a justificação.
Hebreus 10:10-14  Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 11 - E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12 - Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 14 - Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.


19 - Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão
feitos justos.

Ainda que nos esforçamos para sermos obedientes a Deus, todavia nunca seremos justificados perante  Deus pela nossa obediência e sim pela obediência de um só homem.(Jesus Cristo)
Romanos 9:16  Assim, pois, isto não depende do que quer
, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

Note que era necessário a lei vir primeiro para que a Graça tivesse sentido, a lei representada por Moises e nos dias de Jesus por João Batista veio preparar o caminho da graça que é o próprio Cristo trazendo salvação eterna.João 1:17- Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Mateus 3:3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
João 1:29  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

21 - Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Por isso todos que estão em Cristo já não morrem mais, e nenhuma condenação há, hoje somos totalmente salvos, libertos, curados justificados e vitoriosos.
Romanos 8:1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

http://www.gracagenuina.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário