terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Graça de Deus basta.

II Coríntios 12:7ao9.E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”
          Em toda a Bíblia, a palavra ‘Graça’ aparece por 323 vezes.  A palavra  graça, em português, vem do latim gratus, “agradável” “amável”. No grego, a palavra traduzida é ‘charis’, que significa: graciosidade, atrativos, favor, cuidado, ou ajuda graciosa, boa vontade.
         Paulo é o apostolo que mais fala da graça de Deus em suas epistolas. Também foi o apóstolo que mais experimentou a graça de Deus no sentido  absoluto da palavra.
        O apostolo Paulo deixa bem definido três coisas muito importante aqui neste texto, e eu gostaria de compartilhar com sua vida:
1-   Ele fala sobre “espinho na carne”, não sabemos ao certo o que seria este espinho na carne que Paulo fala, porem podemos entender sobre os efeitos deste espinho na carne; a) espinho na carne é algo que incomoda muito, isto é, uma situação que incomoda;b) espinho na carne também é algo que produz sofrimento e dor, logo, algo que incomodava e que gerava dor e sofrimento é o que compunha a vida do Apostolo Paulo; pense comigo se Paulo vivesse em nossos dias e revelasse esta verdade, talvez alguém diria a ele que precisaria de libertação.
2-   Ele fala e confessa que por este motivo “orou três vezes a Deus” para se ver livre desta situação incomoda e de sofrimento. O que me chama atenção é que ele poderia apenas dizer que orou ao Senhor, mas aqui ele especifica a quantidade de vezes que orou, eu entendo aqui que Paulo primeiro estava mesmo determinado a se ver livre daquela situação e por isso insistiu com Deus, mas também eu entendo que Paulo ao orar três vezes pelo mesmo motivo deixa claro que estava disposto a sacrificar ou a fazer algo para se ver livre de todo este sofrimento.
3-   E por fim ele, Paulo, diz o que Deus lhe respondeu sobre este espinho na carne, “a minha graça te basta”. Até parece que o Senhor o decepcionou com aquela resposta, mas a verdade é que Deus não decepciona ninguém, e não seria aqui que ele decepcionaria. Vamos entender o que Deus quis dizer a Paulo:
Para entender sobre esta resposta é preciso primeiro entender o que é graça. Em nenhum lugar da bíblia vamos achar uma definição do que seja graça, porem se observarmos em alguns lugares onde esta palavra é citada veremos o quanto o seu significado é glorioso e grandioso. Por exemplo: Efésios 2:8,9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”; veja que a graça de Deus aqui é suficiente para salvar a nossa vida. Logo a graça de Deus em sua definição básica é o amor de Deus revelado na cruz do calvário, isto é, a obra de Cristo consumado na cruz. João 19:30. “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.
          Então quando o Senhor diz que a sua graça basta, significa que precisamos acreditar totalmente que o que foi feito por Cristo na cruz deve ser suficiente para vivermos em novidade de vida mesmo diante de espinhos de tribulações, de aflições e lutas cotidianas, pois o que ele fez tem validade eterna em nossas vidas.
          Tenho visto o povo de Deus de um lado para outro desesperados para resolver problemas, gentes de igreja em igreja, de rituais a rituais, tudo para se ver livres dos espinhos da vida. Gente que está pronto para fazer qualquer sacrifício para se ver livre de espinhos. O mundo está dizendo ao povo de Deus que é preciso das terapias, da psicanálise, da psicologia, das idéias orientais, dos rituais espíritas e afro-descendentes, dos pensamentos positivistas para se ver livre dos seus problemas diários. Mas o SSENHOR ESTÁ DIZENDO AQUI E AGORA PARA SEU POVO: “A MINHA GRAÇA BASTA, O QUE FOI FEITO NA CRUZ, É SUFICIENTE”.
            O Senhor está dizendo que seu sangue derramando na cruz não perdeu a validade, a graça de Deus revela que já passamos da morte para vida; que já fomos transportados das trevas para luz; e que agora estamos assentados nas regiões celestiais juntamente com Cristo; hoje somos mais que vencedores; podemos tudo naquele que nos fortalece; somos herdeiros de Deus e co herdeiro de Cristo; somos raça eleita do Senhor; somos propriedades exclusivas de Deus, comprados a preço de sangue; já fomos abençoados com todas sortes de bênçãos no Senhor; já fomos libertos, já fomos justificados por Cristo na cruz. O que mais é necessário para vivermos nesta terra com suficiência total em Cristo?
           Deus continua até hoje a dizer da mesma forma que disse a Paulo, “A MINHA GRAÇA TE BASTA!”
Amados chega de desespero de um alado par outro, pare de pensar que o que Cristo fez não é suficiente, e que quem sabe um pouco de sacrifício, um pouco de ritual, um pouco do que o mundo oferece pode nos ajudar. Tudo que desrespeito a vida e a piedade já nos foi dado diz II Pedro 1:3. “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”;

http://www.gracagenuina.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário