quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Ministério da Lei e o Ministério da Graça.

II Corintios 3:6ao11.
          Amados irmãos no Senhor, continuando esta jornada espiritual da graça de Deus, hoje falaremos um pouco sobre a grande diferença que existe entre o ministério da lei e o ministério da graça. A grande diferença que inclusive já vimos é que o ministério da lei foi instituído através de Moises e que o ministério da graça através de Cristo. João 1:17.
         É bom lembrarmos que Cristo é superior a Moises, e portanto o ministério da graça é superior ao ministério da lei. Hebreus 3:3.
         Aprendemos domingo passado que as obras da lei leva as pessoas a viverem debaixo de maldição, hoje veremos que este ministério da lei é de condenação e morte, logo aqueles que vivem debaixo da lei caminham para a condenação e morte. Veja no versículo 7, 9; Paulo era enfático e bem definido quanto a diferença da lei e da graça.
         Talvez tu perguntes: porque este ministério da lei é de morte e condenação? Para sabermos disso é preciso caminhar por águas profundas. 1- O ministério da lei apenas aponta e define o pecado em nós. Romanos 7:7ao10. 2- O ministério da lei apenas cuida e trata com o exterior, deixando assim o coração sem transformação. Romanos 2:28,29. – Colossenses 2:11. 3- O ministério da lei produz ira Romanos 4:15 4- O ministério da lei é apenas sombras e nunca pode aperfeiçoar ninguém, Hebreus 10:1. 4- O ministério da lei se tornou antiquado e por isso deve ser tirado da vida do povo de Deus Hebreus 8:13 – 10:9.  
          Diante de tudo isso encontramos pessoas no meio evangélico vivendo debaixo deste ministério da lei, totalmente mortos, ainda que possuam uma aparência de vivos, porem para Deus estão mortos por viverem daquilo que não tem vida Apocalipse 3:1.
          O ministério da graça é um ministério de gloria e justiça, II Corintios 3:7ao9. Isto porque foi feita pelo sangue de Cristo que é superior aos sangues de bode e animais Hebreus 10:4,14. Vejamos o quanto o ministério da graça é superior ao ministério da lei. 1- O ministério da graça superabundou misericórdia e perdão. Romanos 5:20. 2- O ministério da graça trouxe justificação gratuita pela fé em Cristo. Romanos 3:24. 3- O ministério da graça nos livrou da lei do pecado e da morte Romanos 8:2. 4- No ministério da graça somos espíritos aperfeiçoados Hebreus 12:23. 5- No ministério da graça não há nenhuma condenação Romanos 8:1.
           Eu termino dizendo que todos os que dizem estar em Cristo e ainda vivem debaixo do ministério da lei lembrando o Cristo da carne, estão vivendo em adultério espiritual, por isso é preciso se converter a graça de Deus. Romanos 7:1ao4.
www.gracagenuina.com.br
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário