segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pense Nisso...

A importância da vida espiritual no dia a dia.

Mateus 7:24ao27 - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 27 - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
           Amados irmãos nem todas as situações que vivemos no dia a dia devem ser tratado de forma espiritual, isto é, não devemos espiritualizar todas as coisas, tanto que Jesus mostrou a todos que existem coisas a homens e coisas a Deus, veja:  Mateus 22:21 - Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
            Mas é de conhecimento de todos que a vida espiritual tem uma grande importância em toda a nossa vida diária, isto porque a espiritualidade influencia diretamente os nossos pensamentos e sentimentos que por sua vez influencia as nossas atitudes e as nossas escolhas.
           Quando estabelecemos uma relação de fé e amor com Deus passamos a viver um tipo de espiritualidade, mas se eu viver sem este relacionamento com Deus, passarei a ter outro tipo de espiritualidade.
           Tudo isto é muito fácil de perceber nas decisões e nas escolhas que tomamos principalmente diante de pressões e tribulações e situações negativas. Também percebemos a espiritualidade no trato para com a família, colegas de trabalho, vizinhança.
            A pergunta é: como estabelecer uma vida espiritual com Deus de forma que tenhamos uma boa espiritualidade? Será que é participar de uma comunidade religiosa? Será que é ser amigo de algum líder religioso?
          É muito importante conhecer como viver espiritualmente bem? Pois muitos problemas na vida da humanidade têm raízes na falta de uma espiritualidade boa.  Então vejamos como estabelecer uma relação espiritual descente com Deus: Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
               O grande lance é praticar a palavra de Deus e este é o maior desafio de todos nós nos dias de hoje. Veja que ouvir é tão fácil que todos ouvem até o imprudente ou o insensato: 26 - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
                Veja como a pratica da palavra de Deus é necessário para um relacionamento verdadeiro com o Senhor: João 15:7-14 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; 14 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Tiago 1:22-24 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. 23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 - Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
               Quando nos relacionamos com Deus de forma correta pela pratica da palavra então os nossos pensamentos e sentimentos são modificados e consequentemente os nossos costumes e hábitos mudam e as nossas atitudes e escolhas passam a ser diferentes. Eu termino agora mostrando tudo isto que falamos até agora neste texto de Efésios 4. Efésios 4:17-32 - E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18 - Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19 - Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 20 - Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 21 - Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 - Não deis lugar ao diabo. 28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário