segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Servindo a Deus

Servindo a Deus.
Lucas 12:45-47 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, 46 - Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47 - E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
          Amados irmãos muito se fala de servo e de servir a Deus, é um termo muito usado no meio cristão, mas pouco se refleti sobre o que é ser um servo, esta palavra aparece 727 vezes só no velho testamento e a palavra servir parece 206 vezes, A palavra hebraica para “servo” (‘ebed) foi usada no Antigo Testamento para descrever qualquer tipo de “servo ou escravo.” A palavra vem da raiz “abad”, o verbo “trabalhar, servir.”
           No novo testamento a palavra “servo” aparece 146 vezes e servir aparece 31 vezes, sendo que o maior exemplo de servo nesta nova aliança é o próprio Cristo: Marcos 10:45 - Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Filipenses 2:5-8 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
            A palavra servo vem também do Latim SERVITIUM, “escravidão, servidão”, de SERVUS, “escravo”, quem presta serviços é um “servidor”.
             Ser servo de Deus é pertencer a ele sem restrição, isto porque outrora éramos escravos do pecado e fomos comprados por Cristo e o preço foi o seu sangue. Como escravo do pecado estávamos condenados a morte e destruição, veja: Romanos 6:20-23 - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. 22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
                Veja que sempre fomos servos só que outrora o nosso senhor era o pecado, hoje é Jesus, que pagou um alto preço: I Coríntios 6:20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.  I Pedro 1:18-19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
               Note que ser servo implica em não sermos de nós mesmos, e, portanto precisamos realizar aquilo que nos foi proposto pelo o nosso dono e proprietário. I Coríntios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
              Todo senhor e proprietário espera um retorno de seu investimento, pensa comigo quando alguém é contratado por uma empresa lhe é prometido uma recompensa mensal, porem o contratado deve dar resultado a empresa, pois se assim não for feito nenhuma empresa mantem sustentando alguém que não dê resultado para ela. Imagine, estávamos condenados a morte, escravos dos vícios, dos desejos da carne e não conseguíamos nos libertar daquilo que nos arrastava para morte. Jesus veio nos salvou do inferno, da morte eterna nos dando vida eterna, nos libertou dos vícios e das manias, para que? Será que ele fez tudo isto para que hoje nós ficamos dizendo que somos predestinados e salvos apenas, ou foi para que nós o servíssemos com todo o empenho e desse resultado a ele por tudo que fez por nós.  Mateus 25:14-30 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. 15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. 16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. 17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. 18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 - E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 - Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. 21 - E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 - E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. 23 - Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; 25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. 28 - Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. 29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. 30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário