segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Servindo a Deus com Reverencia e Temor.

Servindo a Deus com Reverencia e Temor.
Salmos 89:6-7 - Pois quem no céu se pode igualar ao SENHOR? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao SENHOR? 7 - Deus é muito formidável na assembleia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam.
               Amados irmãos quando falamos de reverencia e temor falamos em adorar com respeito e grande admiração. Este respeito é com as coisas sagradas e santas, esta reverencia só é possível quando eu entendo que a quem vou adorar e servir é grandemente santo e puro. Vejamos o que Isaias assistiu os querubins e serafins declararem a respeito de Deus: Isaías 6:1-5 - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. 2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 - E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 - Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
                O entendimento da santidade absoluta de Deus deve gerar nos corações um respeito com as coisas espirituais de Deus nas nossas vidas, um respeito com as coisas sagradas e santas de Deus, isto porque Deus além de santo em extremo é fogo consumidor, vamos relembrar: Hebreus 12:29 - Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
                 Também vejamos um exemplo sobre a exigência divina sobre aqueles que se aproxima dele: Êxodo 3:1-6- E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 - E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 - E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 - E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 - E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
               Queridos irmãos veja que aquele lugar material se tornou santo pela presença de Deus ali, e com isso Deus exigiu e deu ordens para que Moises reverenciasse e temesse, pois do contrario ele poderia ser morto. Veja o que o salmista diz: Salmos 119:120 - O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.
            Veja que a presença e a manifestação de Deus são tão gloriosas e poderosas que a nossa estrutura humana não pode resistir a este Deus que é maior que o universo: Apocalipse 1:17 - E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
               O Deus da bíblia é tão tremendo e tão glorioso que o escritor aos hebreus destaca Moises em situação de horror diante da manifestação divina.  Hebreus 12:21 - E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
              Pois bem se formos falar aqui do quanto Deus é tremendo e glorioso, ficaremos a noite todo e não esgotaria exemplos bíblicos para mostrar esta grandeza.
              Mas eu quero chamar a atenção de todos para servir a Deus com reverencia, servir já aprendemos que é ser um escravo e que deve viver a vida para agradar o seu Senhor, que aqui no caso é Jesus, agora com trabalhar para este Senhor que é santo ao extremo e que é fogo consumidor? Deus estabeleceu algumas coisas na terra que é sagrado e santo pois ele faz presença e se manifesta, e por isso devemos reverenciar com muito cuidado e zelo, vejamos quais são estas coisas:
1 – Devemos reverenciar a reunião ou o ajuntamento dos filhos de Deus. Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Devemos aprender a reverenciar a Deus quando nos reunimos a começar pelos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes e até em nossas expressões faciais, pois Deus é extremamente detalhista, ele esquadrinha toda a nossa vida para saber se de fato o tememos e o reverenciamos: Salmos 26:2 - Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
Salmos 44:21 - Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.
Provérbios 20:27 - O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.
Provérbios 15:13 - O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
2 – Devemos reverenciar a sua palavra, pois a vontade de Deus é revelada na palavra, e ele é o verbo que se fez carne, por isso não podemos tratar a palavra como qualquer coisa e sim precisamos reverenciar e teme-la. Provérbios 4:20 - Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Provérbios 5:7 - Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.
Provérbios 13:13 - O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.
3 – Devemos reverenciar a oferta que trazemos ao Senhor, pois ela deve expressar a nossa gratidão e fidelidade total a Deus, se assim não for o Senhor não recebe. Gênesis 4:3-5 - E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
4 – Devemos reverenciar os ministérios que Deus estabeleceu para conduzir o rebanho, isto quando há coerência com o novo pacto: Efésios 4:11-12 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Hebreus 13:7-17 - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. 17 - Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário