terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Valor da nossa Salvação.

Hebreus 2:1ao3.
         Amados irmãos em Cristo, começamos hoje mais uma serie de mensagens, e desta feita falaremos sobre aquilo que é de mais importante nas nossas vidas. Falar de salvação é falar de algo muito grandioso e glorioso. Grandioso porque custou um preço muito alto, glorioso porque quem pagou este preço por nós foi o próprio Deus na pessoa de Cristo.
        É muito interessante esta fala do escritor aos hebreus, veja versículo primeiro, Deus quer que priorizamos com muita atenção aquilo que ele tem nos falado a respeito de nossa salvação. Por isso quero que cada amado do Senhor disponha com muito interesse sobre este assunto de que iremos tratar com muita diligencia. 
         Para que valorizamos algo é preciso primeiro conhecer profundamente o seu valor, se não conhecermos dificilmente valorizaremos aquilo que tem valor. Não é diferente com nossa salvação.
         Em primeiro lugar eu pergunto para iniciarmos o nosso entendimento sobre salvação: o que é salvação? Muitos dizem assim: eu não preciso de salvação porque sou uma pessoa boa, eu nunca matei ninguém, nunca roubei de ninguém, nunca adulterei, nunca menti nunca me prostitui, nunca falei mal de ninguém e ainda faço muitas caridades e ajudo o meu próximo, para que então receber a Cristo e seguir seus ensinamentos?
         Aparentemente esta pessoa que moralmente está correta, não precisa mesmo de salvação de Deus, pois tudo mostra e aponta para uma vida descente e correta, mas existe em toda a raça humana um tipo de pecado que foi trazido pelo o primeiro pai Adão e por isso todos precisam de salvação. Romanos 5:12,14.
        Por mais correto que seja o ser humano, por mais caridoso e bondoso que seja o ser humano, sem Cristo é um pecador e perdido, pois o pecado e a morte chegaram à sua vida através de Adão. Romanos 3:10.  
       Ainda que a pessoa freqüenta alguma religião praticando boas ações e moralmente dizendo é correto, todavia se não receber a Cristo como o seu salvador único, é por Deus considerado pecador e perdido. I João 1:8.
        Em segundo lugar a salvação só pode ser produzida por uma salvador, e é neste ponto que quero gastar mais tempo para que ao final possamos valorizar melhor a nossa salvação. Quem poderia salvar definitivamente o ser humano a não ser o próprio criador dele? Porque não poderia ser Buda o salvador da raça humana, uma vez que ele foi uma excelente pessoa e que pregou muitas coisas boas. Porque não poderia ser Confúcio que também pregou o bem e caridade, a igualdade, a justiça e o amor ao próximo. Porque não poderia ser alguns dos profetas de Israel que também foram pessoas muito boas e que fizeram muito bem ao seu povo. Porque não poderia ser Maomé, que ajudou a muitos com seus ensinamentos de justiça social. E por fim porque não poderia ser Maria que foi virgem e que foi um exemplo de mulher na terra.
        Nenhum destes poderia ser o salvador da raça humana porque todos eles também viveram debaixo do pecado de Adão, e, portanto pecador não pode salvar pecador, é preciso um justo morrer para os injusto, isto só seria possível se o próprio Deus produzisse esta salvação. Veja o que diz em João 1:1ao3,14.
        Porque Jesus é o único salvador da humanidade? Como já vimos primeiro porque ele é o próprio Deus- II Coríntios 5:18,19. Segundo porque ele foi o único ser humano que passou na terra que não pecou de forma alguma – I Pedro 2:22 I João 3:5 Hebreus 4:15. Terceiro porque ele era o cordeiro sem defeito para a expiação dos nossos pecados I Pedro 1:19. Diante de todas estas qualificações de Cristo, não existe outro nome por quem a raça humana poderá ser salva a não ser Jesus, Atos 4:12.
         Eu termino mostrando o inicio da próxima mensagem que é a maneira como Jesus salvou a nossa vida;  I Timóteo 1:15 – Isaias 53:5,6 – Efésios 2:1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário