sábado, 1 de outubro de 2011

As duas Naturezas do Cristão.

I Coríntios 15:47ao49.
          1ª Natureza terrena é adâmica (primeiro homem - Adão), é carnal, terrenal, é fraca, nunca poderá ser convertida, não serve para nada, e conduz a morte e destruição, e nunca poderá herdar o reino de Deus.
         2ª Natureza celestial é espiritual (segundo homem – Jesus), é vivificada por Deus, é nela que a palavra causa o efeito, ela conduz a vida e paz.
         Vejamos tudo isto na palavra de Deus: Mateus 26:41 – João 6:63 – Filipenses 3:21 – I Coríntios 15:50.
         O eleito (a) antes de receber a Cristo em sua vida, se encontra morto espiritualmente, logo a única natureza que está ativa é a terrena, mas por obra soberana de Deus somos vivificados em nosso espírito: Efésios 2:1ao6.
        Após sermos vivificados por Deus em nosso espírito, então começa a grande guerra dentro de nós, o Espírito contra a carne e vice versa; Gálatas 5:17. Vejamos como o Apostolo Paulo descreve esta guerra das duas naturezas em sua própria vida: Romanos 7:15ao23, aqui fica claro sobre a existência desta duas naturezas na vida dos filhos de Deus, e mais a natureza terrena nunca se converte e nunca será sujeita a lei de Deus, Romanos 8:7.
        Quando entendo que possuo uma natureza pecaminosa, carnal, animal, imunda que nunca se converte então eu passo a não confiar mais nela conforme Paulo disse: Filipenses 3:3.
       Observe que viver pela natureza terrena ou pela natureza celestial traz conseqüências grandiosas tanto para o mal quanto para o bem. Romanos 8:5ao8 – Gálatas 6:8.
        Todos os malefícios existentes na vida de quem já foi vivificado em seu espírito é proveniente da natureza terrena, muitos dizem que são dos demônios, mas que na verdade é da natureza carnal: Gálatas 5:16ao21.
         O grande desafio de todos nós como filhos de Deus é crucificar a nossa natureza terrena diariamente, este é um exercício constante que devemos fazer todos os dias, conforme o Apostolo Paulo fazia. I Corintios 9:27. Veja a recomendação de Paulo: Gálatas 5:24. Colossenses 3:5.
         Mas a pergunta é: como fazer a nossa natureza morrer diariamente? Simples, veja em Gálatas 5:16 – Romanos 8:13. Mas como é viver no Espírito? Será que é estar na igreja 24 horas por dia? Será que é estar em um convento, e deixar de participar do mundo secular? Mas nada disso resolveria e nos faria viver no Espírito, viver no Espírito é aprender a levar cativos os nossos pensamentos à obediência de Deus. II Corintios 10:5.
         Quando levamos cativos os nossos pensamentos à obediência de Deus passamos a pensar nas coisas que são de cima e não nas que são da terra. Colossenses 3:2 – Filipenses 4:8.
         Como fazer para ocupar nossos pensamentos com tudo o que é puro, vivendo em um mundo que jaz no maligno?
         Reflita comigo, os nossos pensamento são alimentados e ativados pelos nossos cinco sentidos: olfato, audição, tato, visão, paladar. Note que dependendo de como canalizamos estes sentidos os nossos pensamentos serão do bem ou do mal. Jesus falou com muita força de um deles que é a visão. Mateus 6:22,23. Veja que até o Salmista Davi já dizia sobre a importância deste sentido que gera pensamentos bons ou ruins. Salmos 101:3.
        Outro sentido que de igual forma gera pensamentos bons ou ruins é audição, e a audição está muito ligado com as companhias que andamos constantemente, I Coríntios 15:33.
        Temos que ser seletivos pois conforme a Palavra diz , a luz não tem comunhão com as trevas, II Coríntios 6:14.                    
        Eu termino este estudo dizendo que não devemos brincar com esta questão de vida espiritual e com a nossa natureza carnal, muitos por não levar a serio esta questão tombaram e se tornaram sal insípido envergonhando o evangelho do Senhor. Mateus 5:13. É tempo de buscar a santidade de Deus em nossa vida com a mesma disposição e intensidade que Daniel, o profeta, buscou, disso depende o nosso futuro. Daniel 1:8.       www.gracagenuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário